SindEducaçãoES > Notícias > Institucional > Reunião de negociação CCT 2019/2020 SindEducação/ES e SINEPE/ES
Reunião de negociação CCT 2019/2020 SindEducação/ES e SINEPE/ES

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Espírito Santo (SindEducação/ES) que atua em todo território capixaba defendendo os direitos, fiscalizando e ampliando benefícios para os trabalhadores administrativos no segmento da educação privada já realizou várias reuniões de negociação da Convenção Coletiva Trabalho (CCT) com o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (SINEPE/ES). Com a data-base em vigor desde o dia 1º de março (período em que patrões e trabalhadores repactuam seus contratos coletivos de trabalho), o SindEducação/ES enviou a pauta de reivindicações da categoria para o SINEPE/ES em 30 de novembro 2018.
Este ano, além da reposição das perdas salariais pelo índice do IBGE, o INPC acumulado nos últimos 12 meses, mais ganho real; a pauta propõe, ainda, a concessão de tíquete extra, plano de saúde e manutenção de todas as cláusulas sociais da CCT ainda em vigor.
A primeira reunião de negociação entre o SindEducação/ES e SINEPE/ES ocorreu em 14 de dezembro de 2018, na sede do sindicato patronal. Tal reunião iniciou com um minuto de silêncio em memória dos diretores do SindEducação/ES que faleceram: Leninha e Alemão, além do Professor Pignaton, ex-proprietário do Colégio Leonardo da Vinci. Na ocasião foi estabelecido o calendário para as próximas reuniões de negociação, sendo: 30 de janeiro; 13, 20 e 27 de fevereiro, das 14h às 16h, na sede do SINEPE/ES.
A segunda reunião de negociação ocorreu no dia 30 de janeiro de 2019, ocasião em que tratou-se das cláusulas da CCT, as que já foram pacificadas, sendo elas: 1, 2,3 ,4, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 29 e 35.
A terceira reunião de negociação ocorreu em 13 de fevereiro de 2019. Em tal reunião reunião avançou-se nas discussões das cláusulas da CCT, números: 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43 e 44.
As reuniões que estavam previstas nos dias 20 e 27/02/09 foram adiadas pelo SINEPE/ES e a quarta reunião de negociação ocorreu somente em 29 de maio de 2019. A reunião iniciou-se acalorada, uma vez que o presidente do SindEducação/ES, Edson Gomes Soares, expôs o momento difícil que o sindicato estava passando devido a MP 873/19, sendo identificadas 49 instituições de ensino que não realizaram o recolhimento da mensalidade sindical e consequentemente o repasse para o sindicato, causando sérios problemas financeiros para a entidade que investe toda a sua receita em serviços para a categoria, como Programa Saúde do Trabalhador, SindEducação/ES presente, o qual visita todas as instituições do estado e até mesmo o SindEducação/ES nas montanhas, que trata-se de uma sede social e recreativa em que o sindicato comprou um terreno dentro do Hotel Fazenda Park do China e está construindo suítes para os associados passarem férias, finais de semana ou descansarem. O presidente do SINEPE/ES, Sr. Moacir Lellis, informou que orientou as instituições que mantivessem o referido recolhimento dos trabalhadores e fizessem o repasse para o SindEducação/ES. Após essa discussão inicial tratou-se dos seguintes assuntos: tíquete alimentação, liberação de empregado estudante em dias de provas de, prazo para apresentação de atestado médico, ajuste sobre o intraferiado, amamentação, estudo sobre quinta-feira da Semana Santa e estabelecimento de pisos para a categoria que atua nas que ofertam instituições EaD.
Já a quinta rodada de negociação ocorreu em 12 de junho de 2019, às 14h40min, na sede SINEPE/ES. Na ocasião o sindicato patronal informou que realizou Assembleia com os donos de instituições de ensino, ficando acordado que na reunião de negociação seria apresentada a proposta de se ter um reajuste para creches e escolas (educação básica) e um percentual de reajuste diferenciado, ou seja, menor para os trabalhadores das faculdades e universidades (ensino superior) que, segundo os donos de instituições, tal proposta seria motivada pela crise econômica e pelo fato de as matrículas no ensino superior estarem em média 30% menor se comparado em anos anteriores. A comissão de negociação do SindEducação/ES recusou a proposta e informou que as instituições de ensino estavam focando seus esforços, investimentos e mídias no EaD, sendo natural tal diminuição das matrículas no ensino superior regular e aumentando no EaD. Também foi solicitado que o sindicato patronal desse publicidade ao número de matriculas que ocorreram na EaD em cada instituição de ensino superior e se tais matrículas não compensariam as perdas no ensino superior regular, mas a informação não foi compartilhada. Ficou acordado, por ocasião das discussões, de se compor uma comissão para discutir a questão do EaD. A próxima reunião ficou marcada para 19/06/19, às 14h.
Já em 19/06/19, a comissão de negociação do SindEducação/ES estive presente na sede do SINEPE/ES, mas a mesma foi frustada por conflito de agenda por parte do patronato.
A próxima será hoje, 03/07/19, às 14h.
Essa negociação tem se demostrado difícil, pois no âmbito nacional o cenário político que se estabeleceu no Brasil é pautado por retirada de direitos trabalhistas através da reforma trabalhista e marginalização dos sindicatos. Tais ações geram dificuldades para o sustento e a sobrevivência dos sindicatos, principalmente se somadas à MP 873/19 que visa restringir, limitar e impedir o desconto da contribuição sindical em folha de pagamento, tudo isso com o intuito de acabar com a representação do trabalhador, obrigando-o aceitar qualquer tipo de acordo estabelecido pelo patrão. No âmbito estadual o sindicato patronal dificulta a concessão de um reajuste digno e justo, sendo que as instituições de ensino aplicaram reajustes além do INPC, além de visarem reduzir o acesso ao programa de bolsa de estudos e alterar o tíquete, além de mexer em cláusulas sociais.
É necessário que os trabalhadores estejam unidos e apoiando o SindEducação/ES para passar por mais essa dura rodada de negociação.
*Porque juntos somos fortes! Juntos vamos além*!
_*SindEducação/ES*_
Acompanhe mais fotos da rodada de negociação em nossa página do Facebook:

Tags
30 anos
Assembleia
Assembleia Geral Extraordinária
Associado
CCT
CCT 2019/2020
Colatina
convênio
Câmara Municipal de Vitória
educador
Educação
Espírito Santo
fetraee
Hotel Fazenda Parque do China
Leonil
Leonil Dias
Leonil Dias da Silva
negociação
Presidente
Presidente do Sindicato
previdência
Previdência Social
Programa de Saúde
reforma
reforma da previdência
Região Noroeste
reunião
SAAEE
SAEE
SAEE/ES
Salário
Saúde
sede recreativa
sede social
sindeducacao
SindEducação/ES
Sindicalizado
Sindicato
Subsede noroeste
Trabalhador
trabalhadores
visita
Visita às escolas
VITÓRIA
Volta às aulas